Colégio Batista Brasileiro - CBB - 2012
8º ANO EF2 - Acompanhamento de atividades da semana

• 11/03 A 15/03/2013:

ARTES
CIÊNCIAS
– 8º A Introdução à citologia / Ida ao laboratório para conhecimento e regras / atividade p casa 20 a 25
Finalização da correção dos exercícios /
Aula expositiva cap 2.
8ºB - Introdução à citologia / Ida ao laboratório para conhecimento e regras / atividade p casa 20 a 25
Finalização da correção dos exercícios /
Aula expositiva cap 2.
ENSINO RELIGIOSO
FILOSOFIA
GEOGRAFIA – Leitura e exercício Pág 21, 22 ,23 (Cap 2).
HISTÓRIA – 8ºA - Bandeirantes, índios e a descoberta do ouro.
Correção atividades páginas 326, 327, 328, 329, 330, 331, 332 e 333.
8ºB - Bandeirantes, índios e a descoberta do ouro.
Correção atividades páginas 326, 327, 328, 329, 330, 331, 332 e 333.
INGLÊS - Assunto da semana (gramática): Simple past ( regular and irregular verbs)
HOMEWORK: Vocês são os professores agora. Pense em um "project" para passar para seus alunos.Para o dia 21/03 (8 A) e 22/03 (8 B)
MATEMÁTICA
PORTUGUÊS – Assunto da semana - 8º - Sujeito (classificação, identificação e núcleo)
REDAÇÃO

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

• 04/03 A 08/03/2013:

INGLÊS –
Livro pg. 37
HISTÓRIA -
As colônias na América do Norte. - Aula expositiva com Ipad.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

• 05/11 A 09/11/2012:

PORTUGUÊS
– 06/11 - Apresentação do trabaçho de literatura.
08/11 - 1ª aula - Revisão.
5ª e 6ª aulas - II Av. discursiva.
REDAÇÃO – Produção do Jornal
MATEMÁTICA - paginas 216, 219 e 221
HISTÓRIA - Revisão final para a 5ª Avaliação semanal, entrega de notas parciais e trabalhos
CIÊNCIAS - 06/11/12 - Segunda avaliação discursiva;
07/11/12 - Atividades entre os grupos em que formularam perguntas e respostas sobre os conteúdos da III etapa.
INGLÊS - PÁGINAS 119 E 120
GEOGRAFIA – Revisão no caderno para avaliação
ARTES – Queridos alun@s,
Capricharam nas releituras?
No dia 09.11 vocês entregarão as telas com as releituras. E no mesmo dia faremos uma atividade mais descontraída, mas que valerá nota. Faremos uma ação artística em grupo, como “estímulo” ouvirão músicas e contaremos com a criatividade de todos.
AÇÃO ARTÍSTICA EM GRUPO
Data : 09.11
Materiais:
1. Lápis de cores,
2. Tintas que sobraram da releitura
3. Pincéis
4. Cola
FILOSOFIA – Produção e ensaio do Café Cultural
ENSINO RELIGIOSO

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

• 29/10 A 01/11/2012:

PORTUGUÊS
– 30/10 – Correção – Período simples e composto, página 263 e 265
01/11 – 1ª aula: Revisão, pg 247, 248, 265 e 266
4ª e 5ª aula – IIª Avaliação Discursiva
REDAÇÃO – Produção do Jornal
MATEMÁTICA - paginas 216, 219 e 221
HISTÓRIA - A Corte portuguesa no Brasil
CIÊNCIAS
INGLÊS - PÁGINAS 119 E 120
GEOGRAFIA – Atividade pontuada em sala
ARTES – Finalização da Tela
FILOSOFIA – Produção e ensaio do Café Cultural
ENSINO RELIGIOSO

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

• 01/10 A 05/10/2012:

PORTUGUÊS
- 02/10 – Texto “O almoço” e “Uma guerra contra o racismo”, páginas 210 a 212 e exercício, páginas 212 e 213.
04/10 – 1ª aula: Literatura
5ª aula: Conjunção
6ª aula: Exercício, páginas 225 a 228
REDAÇÃO
MATEMÁTICA
HISTÓRIA
CIÊNCIAS

INGLÊS - PÁGINAS 98 E 99
GEOGRAFIA - Retomada de conteúdos com a professora Giselle
ARTES - Queridos alunos! Nesta etapa estamos estudando do Renascimento Cultural um período de transformações na arte mundial. Nesta sexta (05.10), iniciaremos em sala o projeto individual das releituras, que tem como inspiração o período do Renascimento. Pesquisem na internet, livros etc.
Tela
Pincel ou pincéis
Tintas: No mínimo três (03) cores
Sala de Artes: Sala 05
OBS:
5. Começaremos as releituras pintando em sala, por isso não tragam de casa nenhum esboço ou desenho.
6. Quem faltar deve justificar na coordenação e ao professor de Artes
FILOSOFIA - Atenção alunos,
As pesquisas do Café com idéias precisam ser entregues na próxima aula(quarta-feira)
Pesquisas escritas e elaboração das apresentações(projetos).
Tudo já foi combinado em sala.
ENSINO RELIGIOSO

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

• 24/09 A 28/09/2012:

PORTUGUÊS
- 25/09 – Encontro com o autor Ruy Espinheira.
27/09 – 1ª aula: Análise do livro de Literatura.
5ª e 6ª aula: I Avaliação Discursiva
MATEMÁTICA – PG 199, 201, 204 E 205
HISTÓRIA - O Imperialismo na África e Ásia (continuação)
CIÊNCIAS
INGLÊS - página:94 e 95
GEOGRAFIA - 27/09 - Quadro natural da Ásia: clima.
- Quadro natural da Ásia: vegetação.
27/09 - Quadro natural da Ásia: relevo.
ARTES
FILOSOFIA - Trazer material solicitado para a aula:
Pesquisa bibliográfica. Duas laudas.
ENSINO RELIGIOSO
REDAÇÃO

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

• 10/09 A 14/09/2012:

PORTUGUÊS
- 11/09 – Análise dos poemas de Ruy Espinheira – Projeto “Roda de conversa”.
13/09 – 1ª aula: Análise dos poemas de Ruy Espinheira – Projeto “Roda de conversa”.
5ª aula: A pontuação.
6ª aulas: Exercício, páginas 197 a 199 até a questão 9.
MATEMÁTICA – Avaliação discursiva nº 1
HISTÓRIA - 8º Ano - As ideias Socialistas e Anarquistas
CIÊNCIAS
INGLÊS - 8º ano; páginas79 e 80
ARTES - Aula sobre Renascimento
ENSINO RELIGIOSO
GEOGRAFIA - 10/09 - Indústria, urbanização e movimentos populacionais na África.
- Fatores do baixo desenvolvimento industrial.
13/09 - Economias dependentes, populações debilitadas.
FILOSOFIA - Preparação para o Café Cultural

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

• 13/08 A 17/08/2012:

PORTUGUÊS
- 17/07 – 14/08 – CONSELHO DE CLASSE.
16/08 – Conversa sobre o livro comprado na livraria.
Aposto e vocativo, páginas 178 a 180 até a questão 4.
MATEMÁTICA
HISTÓRIA - O Nacionalismo (continuação); Unificação Alemã e Italiana; O Movimento operário e as ideias socialistas.
CIÊNCIAS - 14/08/12 - Conselho de classe;
15/08/12 - Sistema Reprodutor Humano continuação.
GEOGRAFIA
INGLÊS
FILOSOFIA – Leitura e Comentário da Entrevista com Peter Singer sobre Ética do dia a dia.
ENSINO RELIGIOSO
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

• 06/08 A 10/08/2012:

PORTUGUÊS - 07/08 – Entrega e correção da avaliação.
09/08 – Leitura fílmica “O conde de Monte Cristo”.
MATEMÁTICA – Livro pg – 165, 168 e 169
HISTÓRIA - Movimentos Lierais e nacionalistas - (continuação)
CIÊNCIAS - 07/08/12 - Correção da segunda avaliação discursiva e término do assunto sistema reprodutor;
08/08/12 - Exercício sobre sistema reprodutor.
GEOGRAFIA - 06/08 - A apropriação do espaço geográfico na África: atividade agropecuária
- Uma agropecuária de subsistência que resite ao deserto: processo de deseritificação do Sahel
09/08 - África: uma estrutura fundiária desigual
exercícios propostos ao longo do cap. 14
INGLÊS – atividade xerocada
FILOSOFIA
ENSINO RELIGIOSO

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

• 30/07 A 03/08/2012:

Português
- 31/07 – revisão para a avaliação.
02/08 - 1ª aula – análise do livro de literatura.
5ª e 6ª aulas – avaliação final.
Matemática
História - movimentos lierais e nacionalistas
Ciências - 31/07/12 - segunda avaliação discursiva;
01/08/12 - assunto: sistema reprodutor.
Geografia
Inglês – livro páginas 47 e 48
Filosofia – continuação da roda filosófica em sala – leitura do livro que brasil é este? Dilemas xxi- emir sader.ed. Atual
Ensino religioso
Artes – construção e produção da mostra cultural

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

• 16/07 A 20/07/2012:

PORTUGUÊS - 17/07 – Texto “Ver, grinalda e facadas”, páginas 148 e 149 e exercício, páginas 151 e 152 até a questão 3.
19/07 - 1ª aula – Análise do livro de literatura.
5ª aula – Correção: Figuras de linguagem, páginas 134 a 137.
6ª aula – Complemento nominal, páginas 161 a 164.

MATEMÁTICA
HISTÓRIA - A Europa do século XIX - O Império Napoleônico
CIÊNCIAS - 17/07/12 - Correção dos exercícios do livro págs. 72-94 e visto no caderno;
18/07/12 - Assunto: Sistema Nervoso e endócrino.

GEOGRAFIA
INGLÊS – Avaliação discursiva. Trabalho de pesquisa sobre sua música em inglês preferida.
FILOSOFIA – Roda Filosófica – Leitura do livro Que Brasil é este? Dilemas XXI- Emir Sader.Ed. Atual
ENSINO RELIGIOSO - Atividade sobre estratégias para solucionar os conflitos familiares

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

• 11/06 A 15/06/2012:

PORTUGUÊS
12/06 – Apresentação do projeto “A doce poesia baiana”.
14/06 - 1ª aula – Organização da Mostra Cultural.
5ª aula – Correção: Modo imperativo, páginas 117 a 119 até a questão 5.
6ª aula – Bingo (atividade de verbo).

REDAÇÃO
MATEMÁTICA
HISTÓRIA

Continuação Rev. Francesa - A Reação Termidoriana e o Diretório.
GEOGRAFIA
Dia 11/06 - Correção do exercício proposto do Cap. 08 (1ª aula)
Características do espaço agrário da América Latina Cap. 09 - introdução (2ª aula)

Dia 14/06 - A herança colonial da atividade mineradora na América Latina (3ª aula)

CIÊNCIAS
12/06/12 - Avaliação específica discursiva;
13/06/12 - Assuntos: Sistemas respiratório, circulatório e excretor.


INGLÊS
11 e 12/ 06 - 9º ano
Páginas 36, 37, 38, 39.
Atividade xerocada sobre o filme WALL-E abordando a discussão sobre o futuro do planeta.

FILOSOFIA
ARTES

Atividade sobre o lixo orgânico
ENSINO RELIGIOSO

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

• 04/06 A 08/06/2012:

PORTUGUÊS - 05/06 – Organização do projeto “A doce poesia baiana” / Literatura.
MATEMÁTICA – Livro pg 123 e 124
HISTÓRIA - Continuação, Revolução: Dos Estados Gerais a Assembleia Constituinte.
REDAÇÃO
GEOGRAFIA
– 04/06 – Avaliação discursiva Nº 1. Atividade mineradora na América Latina: do passado colonial à atualidade e monoculturas de exploração e a exploração da terra.
07/06 – Características do sistema agro-exportador. Exercícios pg. 93
CIÊNCIAS - 05/06/12 - Assuntos: Sistemas respiratório, circulatório e excretor;
06/06/12 - Exercícios sobre os assuntos da aula anterior.
INGLÊS – Avaliação discursiva Nº 1.
ARTES - Produção Mostra Cultural
ENSINO RELIGIOSO
FILOSOFIA
- Leitura -Págs.31 - 34
Exercicios- Pág.34
Pesquisar sobre as virtudes hoje.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

• 28/05 A 01/06/2012:

PORTUGUÊS – 29/05 – Texto: “Entre maritacas e sabiás”, páginas 122 e 123, exercício páginas 124 e 125 até a questão 3.
31/05 - 1ª aula – Organização do projeto “A doce poesia baiana” / Literatura
5ª aula – Correção: Predicativo do objeto e predicado verbo-nominal, páginas 95 a 98.
6ª aula – Modo imperativo, páginas 117 a 119 até a questão 5.

MATEMÁTICA – - Livro pg. 11 e 112. Exercício de autoavaliação. Livro pg 120.
HISTÓRIA - Revolução Francesa
REDAÇÃO – Avaliação Discursiva nº 1
GEOGRAFIA – 28/05 - Quadro natural da América Latina: Relevo e Hidrografia. Características da geologia da América.
31/05 – Importância das redes hidrográficas do continente americano. Exercícios do Cap. 08.
CIÊNCIAS - 29/05/12 – Assistir ao documentário “Uma Verdade Inconveniente”;
30/05/12 – Término do documentário e introdução ao assunto aquecimento global.
INGLÊS - trabalho página 34 e 35 (mesmo semana passada pois não tivemos aula)
ARTES – Apresentação da proposta de trabalho para a Mostra Cultural 2012
ENSINO RELIGIOSO – Atividade em classe sobre convivêcia familiar.
FILOSOFIA - Discussão dos temas e a produção do café-cultural

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

• 21/05 A 25/05/2012:

PORTUGUÊS - 22/05 – Texto “Entre maritacas e sabiás”, páginas 122 e 123, exercício, páginas 124 a 126, até a questão 3.
24/05 – 1ª aula – Apresentação do livro de literatura.
5ª aula – Correção - Predicativo do objeto e predicado verbo- nominal, exercício, páginas 95 a 98.
6ª aula – Modo imperativo, páginas 117 a 119, até a questão 5.
MATEMÁTICA – Livro pg. 120
HISTÓRIA - Revolução Francesa (aspectos pulsionadores dae).
REDAÇÃO - Ensaio do cordel para a Conexão Mostra
GEOGRAFIA
CIÊNCIAS
- 22/05/12 - Término do exercício sobre alimentação e digestão e correção da avaliação final;
23/05/12 - Correção do exercício sobre alimentação e digestão e debate sobre a importância de uma alimentação saudável.
INGLÊS - trabalho páginas 34 e 35
ARTES - Ensaio do cordel para a Conexão Mostra
ENSINO RELIGIOSO - Roda de conversa
FILOSOFIA - Organização do Café Cultural

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

• 07/05 A 11/05/2012:

PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
– Livro pg. 81 e 83
HISTÓRIA - correção da avaliação em sala (atividade pontuada reescrita)
REDAÇÃO
GEOGRAFIA

CIÊNCIAS - 08/05/12 - Término das apresentações sobre sistemas do corpo humano;
09/05/12 - Assunto: Alimentação e digestão.
INGLÊS - 09/05: ATIVIDADE XEROCADA
ARTES
ENSINO RELIGIOSO
FILOSOFIA

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

• 23/04 A 27/04/2012:

PORTUGUÊS - 24/04 – Literatura de Cordel (atividade xerografada).
26/04 – 1ª aula - Literatura – Organização do trabalho de literatura.
5ª aula – Correção - Gramática: Vozes verbais, exercício, páginas 70 a 72.
6ª aula – Revisão – Gramática texto, reflexão e uso, páginas 276, 277, 278, 279, 282 e 283.
MATEMÁTICA - paginas 102 e 103
HISTÓRIA
REDAÇÃO - produção textual em sala e para casa e aula de revisão para prova dia 27/04 para prova Final em 08/05
GEOGRAFIA – AVALIAÇÃO DIA 26/04
CIÊNCIAS - 24/04/12 - Correção das atividades com visto;
25/04/12 - Retomada vídeos ossos e músculos.
INGLÊS
ARTES - Vídeo
Explicação sobre Seminário caracterizado do artista escolhido.
escolha de um artista do nordeste que entraram para a história (vida e obra) na literatura de cordel, repentista.
ENSINO RELIGIOSO - apresentações (Seminário) dos alunos.
Apresentação de atividade em grupo. (Seminário. Tema: Amor de Deus).
FILOSOFIA - Estudar para a Prova
Temas de filosofia:Bem e Mal
Ética ou filosofia moral
Moral e ética
Origens

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

• 16/04 A 20/04/2012:

PORTUGUÊS - 17/04 – Literatura de Cordel (atividade xerografada).
19/04 – 1ª aula - Literatura – análise dos capítulos 11 a 13.
5ª aula – Gramática: Vozes verbais
6ª aula – Exercício, páginas 70 a 72.
MATEMÁTICA
HISTÓRIA -

REDAÇÃO - Produção textual, temas, do Enem 2011;
Tema : “ A ascensão da mulher no Brasil” – tema do Enem 2011
Tema 2: “Censo Demográfico”
GEOGRAFIA
CIÊNCIAS

INGLÊS - atividade xerocada
ARTES
ENSINO RELIGIOSO - Seminário: Tema: O amor de Deus e amor ao próximo.
Atividade pontuada para casa.
FILOSOFIA
- Estudar para a Prova
Temas de filosofia:Bem e Mal
Ética ou filosofia moral
Moral e ética
Origens

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

• 02/04 A 05/04/2012:

PORTUGUÊS
03/04 – Correção - Texto “O povo”, páginas, páginas 37 a 39.
MATEMÁTICA
HISTÓRIA

O Nascimento Científico; Revolução Industrial.
REDAÇÃO
GEOGRAFIA

CIÊNCIAS - 03/04/12 - Atividade em grupo: Rodada de perguntas e respostas sobre o conteúdo da prova;
04/04/12 - Aula tira dúvidas.
INGLÊS - páginas 23 e 24
ARTES
ENSINO RELIGIOSO

FILOSOFIA - Leitura e sítese:Págs.19,20
Exercicio da Pág.21

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

• 26/03 A 30/03/2012:

PORTUGUÊS
27/03 – Texto “Povo”, leitura, páginas 35 e 36, exercício, páginas 37 a 39.
29/03 – 1ª aula - Literatura – análise do livro.
5ª aula – Gramática - Oração sem sujeito.
6ª aula – Exercício, páginas 50 a 52, até a questão 6.

MATEMÁTICA
Pg. 43, 46 e 47
HISTÓRIA
Iluminismo (continuação)
REDAÇÃO
Iº hs: aula de revisão do conteúdo da Parcial; com aplicação de exercício xerocopiado
IIº hs: aplicação da Avaliação Parcial de Redação.

GEOGRAFIA
execício pág 58, 60.
CIÊNCIAS
27/03/12 - Construção do mural e correção do exercício da aula anterior;
28/03/12 - Resumo sobre os assuntos dados.

INGLÊS
páginas 17 e 18
ARTES
ENSINO RELIGIOSO
FILOSOFIA

Lembrete: Projeto Interdisciplinar-trazer para a próxima aula material produzido pelas equipes.Poesia em cartaz
Atividade da página 16-Investigando e Discutindo.Trocando idéias-Página 18-Livro didático
Leitura da pagina 19

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

• 19/03 A 23/03/2012:

PORTUGUÊS
MATEMÁTICA

Livro paginas 39,40 e 43
HISTÓRIA
O Iluminismo (atividade respectiva a temática); orientação sobre o trabalho interdisciplinar.
REDAÇÃO
construção do Jornal Diálogos Soteropolitanos;
livro pág(s): 19 a 25 (até nº 02)
GEOGRAFIA
CIÊNCIAS

20/03/12 - Assunto: Níveis de Organização do Corpo Humano;
21/03/12 - Exercícios sobre Níveis de Organização do Corpo Humano.

INGLÊS
Preparar material para apresentação do projeto "Diálogo Soteropolitano".
ARTES
Finalização dos Contos para o projeto interdisciplinar
ENSINO RELIGIOSO
FILOSOFIA

Pesquisar sobre a temática sugerida em sala: " As contribuições dos negros na ética da cidade de Salvador"
Criar uma poesia com a temática
Atividades do Livro :Leitura e síntese do texto " ética ou filosofia moral"-Págs.11 e 12 e Análise do texto-págs.12 e 13

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .