Como organizar o orçamento doméstico em 4 passos


Como organizar o orçamento doméstico em 4 passos

Para arrumar as contas da casa e começar a poupar para realizar os objetivos de vida, é preciso fazer o orçamento doméstico.

1- Fazer um diagnóstico financeiro: Consiste em anotar todos os gatos minunciosamente para que a família possa saber quanto entra de renda e para onde está indo o dinheiro.

2- Reduzir os gastos desnecessários: Logo após a análise das despesas quase sempre a família percebe que é possível reduzir de 20% a 30% dos gastos. Trocar de plano de celular ou de pacote de TV a cabo são alguns exemplos.

3- Cuidado com os gastos fixos: As despesas fixas, tais como supermercado, água, luz, telefone, condomínio, escola, plano de saúde, internet, idealmente devem estar limitadas a 50% da renda. Se estiver muito acima disso, é hora de repensar o padrão de vida para adaptar à realidade da renda.

4- Fazer um projeto de vida de curto, médio e longo prazo: Fazer uma viagem, trocar de carro, comprar a casa própria, planejar a aposentadoria. Faça as contas de quanto vai custar cada um desses projetos e quanto tempo irá demorar para realizar cada um deles. E, muito importante, não use todo dinheiro poupado para satisfazer desejos imediatos, que impedem a realização dos objetivos maiores.

Comments are closed.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcf5 fashionshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời trang